quinta-feira, 27 de março de 2008

Papinhos

Dia desses, em reunião na escola da mais velha, ouvi as palvras de um pai preocupado por seu filho ter que fazer um dieario, como parte das atividades escolares.

Em resumo, afirmou que o filho não fazia por medo dos colegas acharem "pouco másculo" um menino escrever suas impressões sobre o que cerca o seu dia.

Triste.

Ainda existe uma grande babaquice reinante no mundo da sexualidade de nossos filhos. Filho(a) gay ainda é transtorno para aqueles que querem que os filhos sejam apenas um espelho melhorado de suas próprias existências.

Felizmente, algumas das coisas que nossas crianças mais curtem apontam a possibilidade do diferente (ainda que estereotipado) como válido.

Assim, para aqueles que desejam fugir da homofobia, fiz uma lista dos seis programas infantis onde os personagens gays marcam presença de forma positiva.

1 - High School Musical - gente, o Ryan é o filho talentoso e sensível que todos gostaríamos de ter, não? E as camisas polo combinando com os bonés, chapéus e boinas? E as coreografias para a Sharpay?

2 - Hanna Montana - babado fortíssimo com a melhor amiga. Ela chega mudar a voz e sentar de perna aberta (no modo cantora eclética), como se fosse uma Vange Leonel adolescente. Fora o irmão de drag, ajudando o costureiro...show! Em um dos episódios o drama era se o carro do irmão da Hanna era gay ou não (um Rabitt Cabriolet).

3 - Teletubbies - preciso dizer mais? "De novo!!!"

4 - Xuxa - por mais que a Globo tente evitar, sempre rola um momento dyke, com a loira de terninho e bigode. A peça publicitária com ela vestida de motorista é tudo na formação de novas "sandalinhas".

5 - Lazy Town - desde os anos 80 eu não respeitava tanto um homem sarado de bigode pulando com calças de lurex.

6 - Barney - o dinossauro delicado e seus amigos nunca deixaram dúvida.

Quem lembrar de algum mais, me avise, pr favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que quiser. Sempre. Se possível, pense antes de escrever.