quarta-feira, 29 de abril de 2009

Horizonte limitado




Ilustração com meus amores - Lia, Dora e Dani, em nossa praia: procurando informação e esperança em horizonte sombrio.
Foto: Felipe B 04/2009


Leitores do Blue Bus ficaram indgnados com o tom da imprensa brasileira, taxando-a de sensacionalista. Mas foram burros o bastante para comparar a ameaça de febre amarela, em 2007 e 2008, com a pandemia de swine flu (parece nome de banda indie ou de torcida jovem de time de futebol carioca).

A galera só consegue pensar até chegar a Búzios, e ignora que o norte do Brasil - já são 84 mil desabrigados apenas no Maranhão, a maioria crianças e jovens - está enfrentando a maior enchente dos últimos 50 anos (previamente anunciada pelo INPE e solenemente ignorada pela dupla Lula/Dilma, em turnê caça-votos pelo país).

Alguma dúvida que a porta de entrada do caos será por lá?

Conversar com nossos filhos e prepará-los para o choque de desinformação também é uma boa maneira de nos exercitarmos para enfrentar o ar blase dos fiscais da mídia diante do infortúnio.

Quando professores de primeiro grau possuem apenas as mal traçadas linhas dos jornais para se tornarem multiplicadores de informação, a coisa fica ainda mais perigosa.

MInha filha de 8 anos estuda em escola municipal, aqui no Rio de Janeiro. Imaginem como comunicar a boa parte da turma, aqueles que moram diante de um valão sem saneamento básico, com esgoto a céu aberto, que eles deverão mudar hábitos simples e corriqueiros de forma IMEDIATA.

Na zona oeste do Rio, porcos são animais criados em pequenos quintais, juntamente com outro bichinhos, sejam de estimação ou de consumo, como galinhas.

Será que as pessoas que juraram informar e fazer pensar não conseguem perceber que a menos de 10 km de suas casas existe a combinação PORCO+GALINHA+FALTA DE HIGIENE+CUMPRIMENTOS CALOROSOS+NÃO TO NEM AI generalizado?

A mulher que trabalha aqui em casa cozinhando e cuidando de minhas filhas mora no térreo do meu predio (é mulher do zelador) e desfruta do mesmo nível de saneamento que os demais moradores.

Eu estou tranquilo. Mas muitas das empregadas domésticas que frequentam outras senzalas da classe média moram em locais insalubres.

Se adicionarmos o quesito diversão, que, constantemente, adiciona a frequência a lugares LOTADOS e nada arejados, como um bom baile funk, no qual até 1500 jovens, trepam, dançam, fumam, transpiram a rodo, com proteção zero, já dá pra imaginar que as supostas 90 milhões de doses de Tamiflu que o Ministério da Saúde jura ter em estoque (é mentira!!!!!) não serão suficientes para atender a popiulação brasileira, mais notadamente, a ribeirinha, no norte do Brasil.

Vamos começar a ver a quantidade de ghosts aumentar nos perfis do Orkut...

Um comentário:

  1. Alguma dúvida quanto a resposta do nosso presidente quanto ao assunto citado?
    E que preocupação teria ele nesse momento que não as eleições?
    Ah é! Quase esqueci de ter pena da d. Dilma...

    ResponderExcluir

Diga o que quiser. Sempre. Se possível, pense antes de escrever.