quinta-feira, 24 de maio de 2012

Crianças nascidas via cesariana correm mais risco de desenvolverem obesidade na primeira infância. Veja o motivo.

Na hora de optar por uma cesárea eletiva, sem necessidade, vale a pena pensar não só em infecção hospitalar e outras complicações, mas também na saúde futura do bebê. Belo estudo da Dra Susanna Huh, pesquisadora da Division of Gastroenterology and Nutrition no Children Hospital Boston sobre como crianças nascidas de cesariana correm risco maior de desenvolver obesidade na primeira infância.

Deveriam discutir esse assunto abertamente com casais grávidos por aqui.

O Brasil precisa reduzir imediatamente essa epidemia de cesareas desnecessárias.

2 comentários:

  1. Aprendam a interpretar informação científica. Crianças que PRECISAM de cesáreas (por macrossomia secundária a diabetes gestacional, problemas que levem à baixo peso ao nascer que acarreta maior chance de obesidade e muitas outras causas) tem maior chance de desenvolver obesidade, mas não por causa da cesariana e sim por causa da causa subjacente

    ResponderExcluir
  2. Aprenderemos, se a discussão e a disseminação de informação for sempre cordial e clara. Por isso faço questão de direcionar os leitores para as fontes primarias de informação.

    Assim podem aprender a interpretar estudos e discutirem de forma pertinente alguns descaminhos sobre orientações equivocadas em um número significativo de gestações no Brasil.

    Entretanto, o foco da discussão não são as cesáreas que salvam vidas, necessárias e justificadas. Que bom que chegamos a esse nível de técnica, capaz de realizar intervenções desse porte.

    O que se discute aqui é o uso do discurso "científico" para justificar cesarianas desnecessárias, principalmente junto à mulheres de baixa renda.

    ResponderExcluir

Diga o que quiser. Sempre. Se possível, pense antes de escrever.