quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pelo fim do "Zé Gotinha"

Com a volta da poliomielite na Europa, na China e em vários países da Africa, vai começar de novo a vacinação global em massa. Muito cuidado. Por aqui ainda se usa a vacina oral, com vírus vivo.

O governo jurou que no segundo semestre será injetável. Como não dá para confiar na turma de Dilma, se puderem pagar pela injetável, feita de vírus mortos, melhor.

Apesar da boa intenção, grande parte dos casos de ressurgimento da doença foram causados pelo maldito "Zé Gotinha". A injetável é segura.

Em tempo: se você é um adulto que lida com pessoas de regiões infectadas ou vai viajar para esses lugares, faça o ciclo de vacinação com seis meses de antecedência. Essa doença não tem cura e desabilita a jato. Vai doer seu braço, mas é melhor do que confiar nas gotinhas do governo.

3 comentários:

  1. a vacina anti-pólio tem a validade de 10 anos. todos os adultos devem se vacinar. a anti-tetanica tem prazo diferente, dependendo do fabricante entre 6 a 10 anos, também é sempre bom tê-la em dia.

    e uma coisa que acontece aqui na Europa e me deixa muito preocupada é o medo das vacinas, tem pais que nao vacinam seus filhos

    ResponderExcluir
  2. Aqui na Inglaterra a vacina é a injetável e uma amiga enfermeira me explicou que mudaram quando um pai pegou a doença do filho que tomou a gotinha, portanto, o vírus vivo.

    ResponderExcluir
  3. Marcia,

    a preocupação com vacinas mais seguras vai nos levar às vacinas sintéticas. Hoje são uma loteria. Mesmo na Europa. Mas para fins de controle populacional e de saúde pública, o debate fica restrito à comunidade acadêmica.

    Ana,

    no Brasil a opção pela Sabin no lugar da Salk foi motivada pelo aspecto do custo e o cultural. Mas nos deixou expostos durante décadas a uma vacina insegura para vacinação em massa. Finalmente esse equívoco será corrigido.

    ResponderExcluir

Diga o que quiser. Sempre. Se possível, pense antes de escrever.