quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dos comentários infelizes

Ao escrever inverdades, deliberadamente, em seus comentários uma certa moça me obriga a realizar mais um defesa, por enquanto via texto, como regem as normas legais vigentes no Brasil.

Peço desculpas sinceras a todos os leitores e leitoras e modificarei o sistema de comentários para preservá-los de discussões equivocadas.

Para esclarecer a uma comentarista infeliz, que fez seu último comentário no post "Dora 5 anos: a alegria antes da ocorrência", de uma vez por todas, espero:

1) As crianças estavam voltando do banheiro com a mãe e adiantaram-se para me encontrar. A mãe estava a dois metros atrás delas. Eu estava a um metro delas quando aconteceu a ocorrência. Se tivesse lido com atenção, eu não precisaria repetir. As crianças não relataram o ocorrido: e presenciei. E ainda fui tratado com ironia pela funcionária "tadinha" que, ao perceber que eu era o pai, tentou justificar-se de forma ainda pior.

2) 22h30, hora da ocorrência é um horário normal para o encerramento de uma comemoração de aniversário iniciada as 19h00. Minhas filhas,  em dias normais, dormem as 20h00.

O EXIF das fotos tem data e horário, assim como coordenadas GPS e não pode ser modificado, consistindo em prova legal válida. O mesmo vale para os vídeos feito na ocasião.

3) A funcionária em questão fez nossa reserva por telefone e recebeu o grupo, crianças incluídas, na noite do dia 16/02. Como gerente, tinha a responsabilidade de saber e zelar pelo bem estar de clientes que escolheram aquele espaço e o reservaram justamente por contar com um espaço dedicado às crianças, com destaque no site da empresa. Uma leitura atenta aos fatos evitaria que você cometesse o ato de propagar inverdades, agravado pelo fato de não estar presente. Os fatos aconteceram depois que pagamos a conta o que demonstra ainda mais a falta de preparo daquele estabelecimento ao lidar com seus clientes.

4) O patrio poder me reserva o direito de defender minhas filhas de qualquer agressão, sem com isso incorrer em outra. Dentro da prerrogativa legal, procurei a autoridade policial. Pais respondem por seus filhos menores, Livia, segundo a lei de qualquer pais civilizado e signatário do tratado de Haia.

5) Lia vestia short e camiseta de grifes renomadas, roupas novas e em ótimo estado. Dora não trajava vestido (cuidado com a difamação, senhora Livia) e sim um macaquinho cm corte balonê e pernas saint tropez. Não consigo imaginar de onde tirou a ideia de que era maior do que ela. Basta olhar as fotos para ver os trajes.

Em tempo: mesmo que fossem crianças de rua não poderiam ser barradas em espaço que é uma concessão em área pública, incidindo em crime de cerceamento do direito de ir e vir e constrangimento ilegal de menor, ambos crimes tipificados no Estatuto da Criança e do Adolescente.

6) Descabelada (novamente, difamação - basta ver as fotos). Quando você era criança e brincava (será?) provavelmente tinha um séquito de empregados para arrumar suas madeixas a cada minuto do folguedo. Minhas filhas estavam como as demais crianças que usavam o parquinho do quiosque.

Ainda que descabeladas estivessem, pelo motivo supracitado jamais poderia ser sequer tocadas pela funcionária em questão, muito menos agredidas verbalmente. Você as está agredindo também ao negar aos seus olhos o que as fotos revelam. O pior cego é o que não quer ver.

7) Presumo que esteja ciente de estar incorrendo em seguidas inverdades em um espaço democrático, mas regido pela legislação brasileira e pelas normas de conduta do Google. ao assinar o serviço concordou com as mesmas e está sujeita as implicações legais sobre suas palavras.

8) Onde você leu que eu estava pedindo a prisão da agressora? Mais uma vez incute em difamação e em injúria ao imputar-me uma palavra que não usei.

9) Para evitar sensacionalismo e compreensão equivoca, foquei minha reclamação em redes sociais, blogs e jornais. Em meios escritos é possível refletir sobre fatos de forma ponderada. Preservei as meninas e até mesmo a vitima ao não polemizar em TV, imediatista por natureza, recusando polidamente os pedidos de entrevistas.

 Como os leitores sensatos podem ver, nem todos entendem isso e extrapolam em sua maneira de comentar. 

Tive toda a paciência e respeito com você, presumindo ser uma leitora consciente e capaz de expor seu ponto de vista sem agir como uma energúmena.

Aqui é o meu espaço de expressão. Você tem o seu. Use-o.

Minhas filhas são educadas com esmero e de forma holística, justamente para serem pessoas melhores e capazes de estabelece relações para lidar com o mundo. Pena que nem todo pai tenha conseguido educar sues filhos da mesma forma. 

Certamente o seu pai não obteve sucesso na empreitada de educá-la. 

Ainda não consigo entender seu ódio direcionado a mim. Não conheço você, não lhe procurei par acusá-la ou agredi-lá e sequer tenho interesse em sua existência. Prezo o meu direito de continuar assim.

Mas, certamente, não vou esperar por desculpas, de forma que tomarei as medidas que me cabem como cidadão. Por enquanto, baseado em todas as mensagens aqui postadas, baseio no código penal e vejo claramente a violação dos artigos 138 e 139. Espero, sinceramente, que não chegue ao 140.

Com pesar, mais uma vez,
Felipe Barcellos

6 comentários:

  1. Ai, Felipe, nao acredito que vc ainda se deu ao trabalho de se justificar pra essa idiota!! Manda pra PQP!!!
    Beijos para as meninas!

    ResponderExcluir
  2. Resumindo... essas pessoas simplesmente não sabem respeitar a dor e os problemas individuais de cada um.
    Elas lêem o relato, criam uma imagem do ocorrido na cabeça delas (que necessariamente não corresponde à realidade) e pensam "Ah! Eu nessa situação ficaria tranquilo! Não é pra isso tudo!"
    Ai se indignam que isso tenha machucado a sua família quando elas ACHAM que não machucaria a delas.
    Não gaste seu tempo discutindo com essas pessoas, pois elas só vão entender quando acontecer com elas e mesmo assim, nunca vai ser a mesma situação.
    Eu não tenho filhos, mas sei muito bem que é horrível ver um filho sentir que não é bom o suficiente. Isso não significa que a Dora nunca mais será feliz, mas esse episódio ficará marcado pra sempre no coração da sua família, assim como todo mundo tem seus traumas marcados no coração.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ola, Grace, Tais e Paula.

    a moça parece confusa com a própria história. Mas não se pode lidar com pena e condescendência quando se tratam de acusações insensíveis.

    Triste.

    Boa noite e obrigado pelo carinho dispensado a minha família.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente,o senhor se acha no direito de escrever o que quer na net,impor a TODOS a nao liberdade de opiniao...

    Expoe a sua vida privada na internet e se acha no DIREITO e prejudicar a todos que atravessam o seu caminho...

    Vc usou do mesmo espaço para relatar a sua opiniao TOTALMENTE FALSA sobre mim!!(outra difamaçao)

    Acusou de ser preconceituosa,usou a minha vida pessoal e familiar privada de forma pejorativa,se deu o trabalho de escrever 2 postagens em tag no meu nome!

    Um bomba,virtual ambulante!

    Usa o midia e internet como bem entende deixa o blog totalmente desbloqueado e adora receber atencao de publico e criar polemica!

    Foi na minha pagina somente para atrair a minha atençao em seus textos e sinceramente nem iria perder o meu TEMPO de voltar aqui pra ler..

    Deixei a minha opiniao dos fatos INCOMPLETOS que o senhor espalhou da menor em toda rede social..

    Se acha certo dos seus direitos?Entao o que faz aqui na internet falando dos fatos do seu UNICO LADO E NAO ACEITANDO OPINIOES CONTRARIAS!!?

    Se vc quer continuar com a polemica sensacionalista eu retiro a minha vida no caminho da sua furia OPORTUNISTA!

    Sinceramente como NEGRA, assumo que realmente as pessoas estao se aproveitado das leis para contaminar o seu proprio preconceito!

    Nao usei o seu nome em meu blog ,mas vejo que esta usando o meu!!

    Quer continuar?fique avontade..aproveite e compre uma passagem aerea para ROMA,Milano,França e va DESFILANDO o veneno ate os confins da terra!

    Tenho pena dessas crianças,nunca aceitaria esse tipo de exposiçao gratuita sem proposito dos meus pais..

    Ps:Tenho um pai e mae!(mais uma injuria)

    Outra, o direito de ir e vir existe para todos,mas lembre-se que o dever de proteçao dos pais e responsabilidade dos mesmos tb existe!

    Na proxima, segure a mao de sua filha e evite qualquer tipo de mal tratamento ou preconceito da mesma!!

    Use essa energia para proteçao pratica e REAL das menores!Evite e nao estimule a imagem distocida do povo negro!

    Nao somos coitados,saiba se defender com justiça e devidamente os seus direitos de cidadao serao respeitados!

    Basta...nao sou a funcionaria que deu mole pra vc...nao vou entrar em sua rede de mentiras e manipulaçoes..

    Aida mais de um "EX" ou nao jornalista

    ResponderExcluir
  6. Sra Livia Zaruty,

    bom dia.

    ao perceber que continua realizando uma abordagem distorcida de todo o acontecido, recomendo que releia toda as suas mensagens. Acredito na pluralidade de opiniões, inclusive no que se refere a questões raciais no Brasil. O que não tolero é falta de educação e vilipendiamento da moral alheia. A senhora, desde a primeira mensagem, não demonstrou bom senso ou vontade de debater de forma civilizada. Foi rude e apresentou inverdades, ignorando os fatos. Em seguida, ignorou a lei.

    Já percebi que é negra, mas não está acima da lei por isso. Não disse que a senhora não tinha pais. Eu perguntei qual seria a educação que lhe foi passada, pois a soberba demonstrada nas mensagens denota falta de procupação com o próximo.

    O povo negro está repleto de motivos para orgulhar-se de mim, pela minha trajetória (que a senhora insiste em classificar como ex-jornalista, sem sequer ter consultado minha biografia profissional para saber o que produzo - disponível no Linkedin e Facebook).

    Ao publicar mensagens assinadas em meu blog, já está publicando seu nome. Ao colocar o link de um fato público e notório em seu blog, também expôs o meu nome, com o agravante de emitir juízo de valor baseado em distorções.

    O blog é aberto por respeito a democracia nas mídias digitais. Não me escondo nas sombras. Como já disse, outros criticaram mas respeitaram principios básicos de cidadania. A senhora, não.

    Lamento que queira ensinar-me não apenas como me comunicar com humanos, mas também como devo educar minhas filhas. Sintomático. E lamentável.

    Não vou me alongar. Ontem a Comissão de Igualdade Racial da OAB-RJ apreciou seu blog. Ficaram muito entusiasmados.

    A senhora fez um bom trabalho.

    Parabéns.

    ResponderExcluir

Diga o que quiser. Sempre. Se possível, pense antes de escrever.